Comunicação no Louvor

Por: Amarildo Rodrigues Pinto e Pr. Cristiano Batiston (correção)

            Olá amigos e irmãos em Cristo, me sinto honrado em poder dividir aquilo que o Senhor tem me dado, pois  assim posso cumprir o chamado que ele me deu. Neste material falaremos sobre comunicação no louvor.
            Desde a criação do mundo Deus já tinha o grande e maravilhoso objetivo de ter comunhão e comunicar-se com o ser humano. Em sua sabedoria criou instrumentos para esta comunicação: Oração, louvor e adoração, leitura da palavra, comunhão com o Espírito Santo enfim através do único caminho para Deus, a vida de Jesus Cristo em nós.
            A forma mais popular que expressa esta comunicação na igreja de hoje é o louvor e a adoração através da musica.
            Na área da musica na igreja temos três níveis de comunicação que eu quero  abranger:
-  Sua comunicação com a equipe
-  Sua comunicação com Deus
-  Sua comunicação com a musica


Como esta sua comunicação com a equipe?

            Uma das dificuldades mais comuns nos grupos musicais evangélicos é a comunicação musical. Músicos de diferentes padrões, níveis, experiências didática. E para que a comunicação com Deus não seja obstruída pela comunicação entre os músicos é preciso muita união, amor e compreensão. É preciso saber que a música congregacional é feita principalmente em grupo, e que seu resultado é uma oração, uma forma de a congregação comunicar-se com Deus e adora-lo. Precisamos expressar nosso amor e nossa gratidão a Deus, pelo talento que Ele nos deu, através da unidade da equipe.
            Como o braço precisa da mão e a mão precisa dos dedos, a igreja só cresce se o corpo estiver completo e com saúde. Você precisa do teu irmão que toca um pouco menos que você mas que vai buscar informações para crescer, pois esse pode ser o seu pé ou o seu olho e faz parte do corpo.
            Promova o relacionamento com sua equipe mesmo fora do ambiente da igreja. Comunhão entre as famílias, passeio, conversar, tempos de oração, uma refeição, e tantas coisas que podemos repartir com as pessoas com quem convivemos às vezes somente na igreja.
“Seja paciente como um dia alguém foi contigo amado musico”.



Como esta sua comunicação com Deus?

            Um dos principais objetivos do louvor e adoração é diminuir a distancia entre o homem e seu criador. Outro é expressarmos nossa gratidão.
    Com todo esse tempo caminhando com Deus inclusive durante minha passagem pelo “Egito”, entendi que a alegria do Senhor verdadeiramente é a nossa força, e que a nossa alegria deve ser adorar a Deus. Lá fora os músicos têm alegria de tocar em mostrar quem são os melhores e maiores, tornado-se escravos de si mesmo. Esta alegria é falsa e passageira, quando passa deixa um vazio que só pode ser preenchido com presença de Jesus.
            É preciso uma renovação da mente (Romanos 12:2), reconhecendo que todo talento tem direção certa, que quando voltado para o Criador torna-se uma arma de ataque as trevas e uma forma de evangelismo.
            Deus criou “o músico” com um coração sensível e quebrantado para adorá-Lo, mas este mesmo coração, afastado de Deus, é enganoso, pode facilmente entristecer-se, deprimir-se, quando contrariado. E que o coração do musico precisa de tratamento espiritual e emocional, para que não venha trazer desanimo mesmo para músicos cristãos mais experientes
            Nosso relacionamento real com Deus é através da palavra e da oração. Como diz o livro de Gálatas no capítulo cinco, verso vinte e cinco: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”. Precisamos conhecer a Palavra de Deus, pois só ela produz em nós o fruto do Espírito e ai crescermos espiritualmente.
            Devemos ter um coração desapegado da sabedoria humana, e apegado a Deus. Como os levitas de Davi, suas tarefas no templo refletiam seu compromisso com o Deus de Israel.
                        Lembre-se; no reino você é avaliado pelo que você é, e não pelo que você toca, você pode saber qual é a musica que agrada a Deus, ore, jejue peça a Ele técnica, harmonia, ritmos e melodias celeste, hinos e letras ungidas. Lembre-se o que realmente move o coração de Deus é um louvor puro e uma adoração em espírito e em verdade. E isto é fruto de um relacionamento pessoal e diário com Deus e não só com a musica.
            Sempre que você toca uma nota em seu instrumento, você produz uma silaba, e quando você executa um acorde no louvor, é como dizer uma frase para Deus. O que adianta saber falar se não falamos nada pra Deus, só para os homens e pra nós mesmos?
            Percebeu o quando é importante você estar bem com você mesmo, com sua equipe e com Deus?
            Então. Como esta sua comunicação com Deus?  Você tem expressado frases limpas ou sujas? Com tristeza, raiva, desprezo, inveja? Ou com alegria, mansidão, domínio próprio e amor?
“Deus ouve o som do seu coração”.
            .


Como esta sua comunicação com a música?

            Como um Pastor tem o dever de ser intimo à Palavra, todo o musico deve também além da Palavra, deve conhecer bem a musica e seu instrumento. Ter swing, andamento, estilo, feeling musical (um som próprio) e habilidade para servir a igreja com seu dom.
            E isso exige experiências com vários estilos de musica, coisa que muitos músicos de igreja ainda não possuem pelo pouco material didático evangélico a venda no Brasil. Então é preciso improvisar isso requer busca e troca de informação entre músicos cristãos. Com um bom laboratório de estudo poderão desenvolver-se estratégias para ajudar o louvor de sua igreja sem comprometer a consagração dos músicos.

            Olhando para a parábola dos talentos vemos Deus distribuindo talentos as pessoas (Mt. 25:14 a 30), então devemos usa-los, e você  precisa crescer e multiplicar os dons que Deus te deu. Irmão ESTUDE, não seja ocioso, não enterre o talento que Deus te deu.
            Para você que veio de musica secular e que carrega alguma culpa ou tristeza do seu tempo de escravidão, como diz o pastor Cristiano (Fdh),
“é buscar despojos para construir um altar ao SENHOR”.   
                                                                                                   
             Que Deus abençoe a todos vocês levitas (músicos) e vocês que não começaram ainda a adorar com seu instrumento e também com sua voz, saiba que Deus tem um compromisso um chamado e uma Aliança contigo foi Ele que te chamou, de igual maneira tenha compromisso de Adorá-lo e buscá-lo de todo seu coração. (Jr. 29:13)

      Conclusão.

“Como um instrumento nas mãos de um músico, assim deve ser um músico nas mãos de Deus”.
            E como todo instrumento tem que estar sempre bem afinado, equalizado, limpo e bem cuidado então nós também precisamos estar PRONTOS para sermos usados por Deus.
            E para estarmos assim precisamos de uma constante comunicação com Deus, com nossos irmãos e com nós mesmos.
SANTIDADE, SANTIDADE AO SENHOR, é nossa eterna busca. Separado a serviço do nosso amado Senhor Jesus.

            Espero ter abençoado a sua vida de alguma forma.  
            Fiquem na paz do Senhor. Até a próxima.                                                                 
                                      
De: Amarildo Rodrigues Pinto e Pr. Cristiano Batiston (ministério FdH)                
                                                   


 Palestra Contatos: amarildoproducao@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário